O legado de Aristóteles para sua marca pessoal

Respeito, admiração, credibilidade e confiança são características que todo profissional almeja diante do seu público. No entanto, a competências, os conhecimentos e a personalidade são importantes, mas é a gestão eficaz da comunicação destes e de outros atributos que lhe permitirá alcançar esse patamar.

Hoje, para se fazer presente, gerar conexões e criar presença e autoridade muito se fala em oratória, copywriting, call-to-action, Pitch e Punch, intertítulos e por aí vai. Mas nada disso consegue convencer verdadeiramente o interlocutor se não seguirem a arte da retórica (eloquência, convencimento e o bom uso das palavras).

Mas o que Aristóteles tem a ver com tudo isso?

Bem, para quem não lembra, Aristóteles foi um filósofo grego, supostamente nascido em 384 a.c, discípulo de Platão e em uma de suas grandes obras, o livro “A Retórica” ele categoriza três elementos – chave da filosofia como pilares fundamentais para a persuasão: Ethos, Logos e Pathos.

Ethos

Esse termo deu origem à palavra “ética”, e é a percepção que o público tem sobre a sua autoridade e a sua boa moral.

Para uma marca pessoal de valor esse princípio é fundamental, precisamos antes de tudo sermos verdadeiros com nossos princípios, personalidades e experiências. Mas também não bastar ser a melhor opção para sanar a dor do seu público, você precisa parecer ser a melhor opção.

Através de boas estratégias e técnicas efetivas, uma marca pessoal bem gerida pode convencer seu público de diversas formas, dentre elas:

  • Compartilhamento das melhores experiências
  • Segurança nos assuntos abordados
  • Uso de uma linguagem próxima e amigável
  • Intensão real de ajudar (alinhado ao propósito)
  • Manter a reputação intacta

Logos

Esse termo deu origem à palavra “lógica”.

Sua marca pessoal jamais será convincente se você não puder provar através da lógica o que está sendo dito. Um discurso convincente precisa provar com números, dados ou provas sociais que, aquilo que você propõe para seu público, realmente funciona

Para o bem do seu nome, não prometa algo que você não sabe se pode cumprir. Algumas técnicas utilizadas numa consultoria de gestão em marca pessoal podem ser úteis para utilização desse elemento-chave. São elas:

– Ser claro e objetivo no seu diálogo

– Não exagere na força das expressões (isso pode aumentar a expectativa do cliente diante da sua entrega)

– Sempre mencione os créditos e fontes das suas pesquisas quando utilizados

– Utilize provas sociais (depoimentos de clientes, resultados alcançados, entre outros).

Pathos

Pathos é a capacidade de extrair a emoção do público, gera a palavra “empatia”. Uma marca pessoal de sucesso precisa gerar conexão com seu público. O cliente precisa estar ambientado na sua narrativa, precisa se sentir parte daquilo que você defende.
O seu cliente só vai comprar seu produto ou serviço quando ele imaginar ou de alguma forma sentir os benefícios que você (e só você) oferece. Para isso, você precisa saber quais os maiores desejos e maiores medos do seu cliente.
Sentimentos convencem, a proposta do Parhos é convencer a partir das emoções. Segundo o professor Gerald Haltzman, 95% das nossas decisões de compra são tomadas de forma inconsciente, no entanto, precisa-se de muito cuidado ao tocar as emoções do seu público.

Para fortalecer a sua marca pessoal, pode-se utilizar do Pathos das seguintes formas:

  • Storytteling – para que seu cliente se ambiente na sua narrativa e conheça um pouco da sua história
  • Dialogo com a sua persona – Fazer perguntas, falar dos problemas enfrentados pelo seu público e que gostaria de solucionar
  • Ter o controle da narrativa – formando um diálogo fluido e agradável para que o interlocutor consuma cada vez mais seu conteúdo
  • Não exagere no lado emocional – você corre grande risco do seu discurso parecer falso.

Sem dúvidas nenhuma a comunicação eficaz e persuasiva é uma ferramenta indispensável para quem pretende criar presença e autoridade, influenciar e gerar conexão.

Esse legado de Aristóteles vem servindo como base para várias áreas, como: a redação, a venda, e como acabamos de ver, a marca pessoal. E certamente esses conhecimentos irão acompanhar a humanidade para sempre.

Portanto, ter credibilidade e transmitir confiança é essencial para se afirmar na sua carreira, para construir uma boa imagem e atrair novas oportunidades, mas é através da retórica e das suas ações que você verdadeiramente consegue conquistar seu público e firmar uma marca pessoal de valor no cenário mercadológico.

Related Posts

Leave a Reply